A tecnologia RFID (Radio-Frequency Identification) de proximidade é uma forma de identificação automática que utiliza ondas de rádio para ler e capturar dados armazenados em um chip, que pode estar embutido em um cartão, etiqueta ou outro dispositivo. A tecnologia RFID é muito utilizada em sistemas de controle de acesso, pagamentos sem contato, rastreamento de inventário e mais.
Como funciona a RFID de proximidade?
Geralmente a tecnologia RFID de proximidade usa uma tag e um leitor. A tag é um pequeno dispositivo que possui um chip e uma antena. O leitor é um dispositivo que emite ondas de rádio e capta as respostas das tags. As tags RFID de proximidade operam em frequências mais altas, permitindo que a comunicação entre a tag e o leitor ocorra a distâncias curtas, de até alguns centímetros.
Como funciona o controle de acesso por tecnologia RFID?
O controle de acesso por tecnologia RFID é muito utilizado para gerenciar a entrada e saída de pessoas em locais de acesso restrito. Por meio de ondas de rádio para comunicação entre tags e leitores, permitindo um acesso rápido e eficiente e totalmente automatizado.
As catracas de acesso com tecnologia RFID são instaladas na entrada e o sistema de controle de acesso recebe e processa os dados da tag. Se as informações estiverem corretas e o usuário estiver autorizado a entrar, o sistema libera a catraca. Caso contrário, o acesso é negado.
Normalmente as catracas de acesso com tecnologia RFID são instaladas em entradas de prédios corporativos, residenciais ou governamentais visando controlar o acesso a áreas específicas dentro de um prédio, como salas de servidores ou laboratórios. A tecnologia RFID permite ainda o registro de entradas e saídas de funcionários e controle de horários de trabalho e de visitantes.
Vantagens do controle de acesso por RFID
Entre as principais vantagens da instalação de catracas de acesso com a tecnologia RFID é um processo de autenticação rápido, que permite um fluxo contínuo de pessoas sem gerar filas. Além disso, os sistemas RFID podem ser configurados com criptografia e autenticação adicional para aumentar a segurança e o monitoramento dos acessos. As catracas de acesso RFID são geralmente robustas e podem funcionar em diferentes condições ambientais.