A grande maioria das empresas e instituições públicas já contam com a instalação de algum dispositivo para controlar o ponto, isto é, o horário de entrada e saída de seus funcionários. Mas, engana-se quem pensa que essa medida é ruim, pelo contrário, o relógio de ponto oferece diversas vantagens tanto para as empresas quanto para os colaboradores.
Entre os principais benefícios do relógio de ponto para o controle preciso da jornada de trabalho é o registro automático dos horários de entrada, saída e dos intervalos atende às exigências das Legislação Trabalhista, além facilitar as auditorias e evitar multas por descumprimento de normas. Outra vantagem que os relógios de ponto oferecem, principalmente para instituições públicas, é minimizar práticas como a marcação de ponto por colegas, especialmente os modelos que possuem sistemas biométricos.
Relógio de ponto e a otimização de processos
O sistema de controle instalado no relógio de ponto também permite a automatização dos cálculos de horas extras, atrasos, faltas e o crédito do banco de horas dos funcionários, gerando relatórios detalhados para a análise e tomada de decisões da área de Recursos Humanos das empresas. A automatização desses processos proporciona clareza para os colaboradores sobre suas horas trabalhadas, evitando conflitos e desentendimentos relacionados ao pagamento de horas extras e a quantidade creditada no banco de horas.
Outro benefício do sistema de controle de ponto é o acompanhamento remoto que é extremamente útil para empresas e instituições públicas com equipes externas ou que possuam funcionários trabalhando em home-office, além de desencorajar atrasos e saídas antecipadas, promovendo maior disciplina e eficiência.
O relógio de ponto é uma ferramenta essencial para empresas que buscam organização, eficiência e conformidade legal no gerenciamento de jornada de trabalho.