Blog Ponto System

As catracas de acesso são dispositivos amplamente utilizados para controlar a entrada e saída de pessoas em locais restritos

O nome “catraca” deriva do dispositivo mecânico que controla o giro do equipamento. Existem diferentes tipos de catracas, desde as puramente mecânicas até as mais modernas e eletrônicas. Elas podem ser encontradas em diversos ambientes, como escritórios, academias, escolas, condomínios e indústrias. Vou explicar mais detalhadamente:

Funcionamento das Catracas de Acesso:
As catracas operam como portões rotativos, permitindo a passagem de apenas uma pessoa por vez.
Elas são projetadas para controlar o acesso a ambientes específicos.
Os usuários devem se identificar de alguma forma (por exemplo, biometria, cartão de proximidade, tíquete ou senhas) para que a catraca libere a passagem.
Equipamentos modernos podem sinalizar com cores (verde e vermelho) a liberação ou não do acesso, exibir informações cadastrais (como nome e foto) e indicar o sentido correto de entrada.
Tipos de Catracas:


Catracas Biométricas: Utilizam a biometria (impressão digital, reconhecimento facial) para identificação.
Catracas com Cartão de Proximidade: Os usuários apresentam um cartão ou crachá para liberar a passagem.
Catracas com QR Code: Escaneiam códigos QR para autorizar o acesso.
Catracas com Senhas: Os usuários inserem senhas para passar.
Catracas com Braço Articulado: Possuem um braço que se move para permitir ou bloquear a passagem.


Instalação e Considerações:
As catracas requerem uma fonte de alimentação (geralmente 12V/1A).
Devem ser instaladas em áreas livres de exposição solar direta e chuva.
As regras de distância entre catracas e fixação no chão variam conforme o modelo e a marca.

Existem uma variedade de modelos para atender às necessidades específicas de cada ambiente. Lembre-se de considerar fatores como fluxo de pessoas, segurança e recursos ao escolher a catraca mais adequada para o seu espaço.


Benefícios:
Controle de Acesso: Permitem gerenciar quem entra e sai do ambiente.
Barreira Física: Criam uma separação entre pessoal autorizado e não autorizado.
Ampla Aplicação: São usadas em serviços públicos, empresas e edifícios corporativos.

Ponto System Controle de Acesso oferece uma variedade de modelos de catracas de acesso para atender às necessidades de diferentes ambientes. Aqui estão alguns dos modelos disponíveis:

  1. Catraca de Acesso Torniquete Inox V8: Feita inteiramente em aço inoxidável 304, essa catraca combina estética e funcionalidade. É ideal para locais com alto padrão arquitetônico.
  2. Catraca de Acesso Pedestal V7: Projetada para médio fluxo, suportando até 2.000 acessos diários por catraca. Possui tecnologias como contador mecânico, contador digital bi-direcional, leitor RFID de proximidade, leitor biométrico de impressão digital, leitor QR-code e código de barras, além de integração inteligente.
  3. Catraca de Acesso V9: Com um novo design, esta catraca possui LEDs orientativos em toda a estrutura e também um LED de cortesia com cor selecionável. É uma opção moderna e funcional.
  4. Catraca Balcão / Catraca Gabinete: Recomendada para alto fluxo de acesso, essa catraca é robusta e atende às necessidades de controle de acesso em locais movimentados.
  5. Catraca de Acesso Torniquete Dupla Plus V8: Equipada com dois rotores de passagem, essa catraca oferece maior capacidade de fluxo.

Além disso, a Ponto System oferece um software de controle de acesso completo, com regras personalizadas, segurança de dados e certificado digital. O sistema permite gerenciar o acesso por meio de biometria facial, biometria de impressão digital, cartões, tags NFC, RFID de proximidade, QR-code e códigos de barras. Tudo isso pode ser integrado em um único equipamento ou controlador de acesso para portas, portões e cancelas. Esses modelos têm uma variedade de opcionais para atender às necessidades específicas de cada ambiente. Lembre-se de considerar fatores como fluxo de pessoas, segurança e recursos ao escolher a catraca mais adequada para o seu espaço.

Para obter um orçamento personalizado ou mais informações, você pode entrar em contato com um dos consultores da Ponto System. Nós atendemos a várias regiões do Brasil.